Modal do São Francisco terá integração com Modal Porto Sul, anuncia governo
Uma vistoria de helicóptero à Hidrovia do Tietê - Paraná Nesta foi realizada pelo Secretário da Indústria Naval e Portuária do Estado da Bahia (Seinp), Carlos Costa, em companhia do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e do presidente da Companhia de Docas de São Sebastião, Tércio Carvalho, fizeram.
O objetivo da visita é balizar o que será utilizado como política pública para Hidrovia do São Francisco, através das trocas de experiências nas gestões de hidrovias entre os estados de São Paulo e da Bahia. Além disso, para Costa, o importante é aproveitar o modal em andamento do Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e a revitalização do rio São Francisco, a fim de promover o escoamento, com menor custo possível e maior eficiência, de toda produtividade do norte/nordeste baiano. “Estas soluções passarão pela visão e aprovação do governador Jaques Wagner que, sem dúvida, é o maior entusiasta do projeto”, afirmou o secretário.
A Hidrovia Tietê – Paraná, que liga cinco dos maiores estados produtores de soja do país e é considerada a hidrovia do Mercosul, conta com um investimento do governo de São Paulo da ordem de 1,5 bilhão de reais na eliminação de gargalos e na expansão da hidrovia. Com uma extensão total de 2,4 mil quilômetros, que vai de São Paulo ao Paraná, neste primeiro encontro será feita uma vistoria, apenas, nos
“Durante o sobrevôo foram observadas as instalações portuárias ao longo do trajeto, as barragens com eclusas, as intervenções que foram feitas nos canais e todas as obras que estão em andamento neste grandioso modal”, comenta o presidente das Docas de São Sebastião, Tércio Carvalho.
A infra-estrutura da Hidrovia Tietê-Paraná é administrada pelo Departamento Hidroviário, órgão que foi responsável pela transformação do modal em uma alternativa econômica para o transporte de cargas, além de propiciar o reordenamento da matriz de transportes da região centro-oeste do estado de São Paulo e impulsionar o desenvolvimento regional de cidades como Barra Bonita e Pederneiras.